Qualidade de vida

Sucesso não te fará feliz

A idéia de que precisamos conquistar o sucesso para então sermos felizes é falsa. No livro “O jeito Harvard de ser feliz” Shawn Achor nos mostra que pessoas bem sucedidas normalmente já eram felizes antes do sucesso. Quando estamos felizes, nossa motivação, estado de espírito e atitudes são positivas. Como consequência desse conjunto de fatores, acabamos tendo mais êxito em nossos projetos, carreiras, e até na vida pessoal e familiar. 

moti

Mas o que é sucesso? Muitas vezes o sucesso é medido através do dinheiro, que é algo mensurável, porém, ter muito dinheiro não necessariamente traz a sensação de ser bem sucedido. A autor Eric Barker escreve sobre o assunto. Podemos resumir baseando-nos em um estudo realizado com pessoas bem sucedidas, que o foco para ter sucesso está nesses quatro pilares.

  1. Conquistas: As conquistas te trazem sensação de vitória. Para que isso seja constante, devemos traçar pequenas metas diariamente. Celebrar a conquista dessas metas é importante. 
  2. Legado: Sensação de que aquilo que você está fazendo impacta outras pessoas de forma positiva. Para isso você deve passar seus valores e ajudar outros a terem sucesso. Tenha um senso de propósito no que faz. Isso começa quando você se pergunta:  “Por que eu faço isso?”
  3. Significância: Sensação de que você é importante para os que estão próximos, e que fará falta se não estiver mais aqui. Praticar pequenos gestos de gentileza, ser empático, otimista, saber ouvir as pessoas, pode trazer essa sensação. 
  4. Felicidade: Sensação de que você está aproveitando a vida, gostando de viver. Ser grato por tudo que você experimenta e tem, é uma forma de ser feliz. Devemos ser positivos em relação ao presente e esperançosos em relação ao futuro. 

Perceberam que de tudo que foi citado acima, não há uma relação direta e única com o dinheiro? É claro que ter dinheiro é importante, principalmente pela sensação de segurança que isso traz, mas não necessariamente é garantia de se sentir bem sucedido. 

IMG_8040Durante muitos anos eu sempre estava esperando alguma coisa acontecer ou mudar, e acreditava que quando aquilo ocorresse eu iria ser feliz. Eu estava enganado, pois assim que alguma daquelas coisas acontecia, eu encontrava mais algum motivo, precisava de algo a mais, para então ser feliz. Se pensar assim, você sempre terá a sensação de que ainda falta alguma coisa, e nunca chegará nem ao sucesso, nem a felicidade plena. 

Somente quando eu percebi que ser feliz dependia de mim e da forma como eu enxergava o mundo é que pude ter uma vida plena. Consequentemente o sucesso veio de brinde. 

Lembre-se que a felicidade é o centro, e o sucesso é que gira em torno dela, e não o contrário. 

Viva!

Não esqueçam de acompanhar meu canal no YouTube, onde posto vídeos curtos relacionados ao assuntos aqui do site: Manual do Maikel no YouTube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s